O Topolino ou Dongo é um roedor da espécie Mus musculus , de pequeno porte, podem chegar até 20 a 21 gramas e a 8 a 13 cm de comprimento. É um animal de hábitos noturnos. Eles são bastante procurados para alimentação de outros animais (cobras, lagartos...) até como pet, pois sua diversidade de cor chamam bem atenção...
ORIGEM:
Estes animais são originários da Europa Ocidental a cerca de 800 anos, e Alguns cientistas acreditam que o camundongo se desenvolveu do rato sob condições onde era menos importante ser grande e feroz que ser capaz de escapar por pequenos buracos. Hoje é encontrado em toda parte.
Reprodução:Como todos os roedores em geral, são muito prolíferos. Começam a se reproduzir a partir de 3 meses de idade, com 5 a 6 ninhadas por ano, sendo cada ninhada com aproximadamente 3 a 8 filhotes, o período de gestação leva cerca de 3 semanas(19 a 21 dias). A maturidade sexual é atingida aos 2 ou 3 meses de idade. Para a procriação basta juntar um macho e uma fêmea com boas condições de saúde, material para o ninho, alojamento calmo, com espaço , água e ração (ex: Biotério) e sem barulho, pois eles se estressam muito rápido e assim faz com que comam seus filhotes ou até morram.
Sexagem:FILHOTES E ADULTOS
FILHOTES>
Sexagem de topolinos filhotes (13 dias de vida): nessa idade, o pêlo ainda é ralo, e as tetas nas fêmeas se tornam aparentes; ambos apresentam uma pretuberância na genitália, mas esta é ligeiramente maior nos machos.
ADULTOS>
Topolinos adultos; as fêmeas têm tetas aparentes; a distância entre o ânus e o genital é sempre maior nos machos.
Fonte e fotos: Isis Caputo
Alimentação:
São onívoros , ou seja são os animais que se alimentam de vegetais e animais. Hoje em dia, existe rações próprias para o Topolino/Dongo, chama-se Labina, mas também podemos alimenta-los com milho, rações de cachorro (vegetal, frango, carne, peixe..), frutas, e etc... O ideal é manter uma dieta para mante-los saudáveis, ou seja,a cada dia dá uma coisa.
Habitat:Existem gaiolas para a própria reprodução desse roedor, chamada de biotério (ajuda na limpeza do ambiente e na reprodução), mas como pet é bom ser uma coisa mas confortavel e com grades ou telas bem apertadas (com brinquedos, andares, escorregas, rodas) que eles se sentirão mas a vontade e perderam um pouco de sua maneira de agir na natureza (reprodução, agressividade, aristica). O fundo de uma gaiola é fundamental ter algum tipo de serragem, musgo, para manter o higiene que eles prescisam.
0 comentários:
Postar um comentário